5 estratégias de marketing de recrutamento da Geração Z para construir sua marca e atrair talentos

Do not index
Atrair e reter talentos da Geração Z pode ser desafiador para muitas empresas. Com valores e expectativas únicos, esses jovens profissionais priorizam experiências autênticas, inovação e propósito. Para construir uma marca empregadora atrativa, é essencial alinhar suas estratégias de marketing de recrutamento às preferências desse público. A seguir, apresentamos cinco estratégias eficazes para captar a atenção da Geração Z.

1. Autenticidade em primeiro lugar

Para a Geração Z, transparência e autenticidade são fundamentais. Eles valorizam empresas que são verdadeiras em suas comunicações e que mostram quem realmente são. Para transmitir essa autenticidade, invista em vídeos e depoimentos de colaboradores mostrando o ambiente de trabalho real, desafios enfrentados e conquistas da equipe. Utilize as redes sociais para mostrar o “dia a dia” na empresa, promovendo um conteúdo honesto e acessível. Além disso, destaque valores como diversidade e inclusão em suas comunicações, criando uma conexão mais profunda com os jovens candidatos.

2. Experiência de candidato personalizada

A Geração Z cresceu em um mundo digital onde a personalização é a norma. Desde recomendações de séries até anúncios de produtos, eles esperam que as empresas ofereçam uma experiência personalizada em todos os pontos de contato. No recrutamento, isso pode ser feito através de uma comunicação personalizada ao longo do processo, utilizando inteligência artificial e CRM para enviar mensagens segmentadas de acordo com o estágio do candidato no funil de seleção. Outro ponto importante é simplificar o processo de inscrição com formulários curtos e dinâmicos, otimizados para dispositivos móveis, já que a maioria dos jovens realiza suas buscas por vagas diretamente pelo smartphone.

3. Employer branding e mídias sociais

A Geração Z confia na opinião de outros usuários e consome intensamente conteúdo nas redes sociais antes de tomar decisões. Investir em uma presença online forte é crucial. Crie uma narrativa de marca que destaque os pontos positivos de trabalhar na sua empresa e mostre oportunidades de crescimento e desenvolvimento. Utilize plataformas como Instagram e TikTok para compartilhar conteúdo dinâmico, como vídeos de tours pela empresa, entrevistas rápidas com colaboradores e dicas de carreira. Incentive colaboradores a compartilharem suas próprias experiências, criando uma rede de embaixadores espontâneos que reforçam a imagem positiva da marca.

4. Ofereça desenvolvimento contínuo

Uma das principais prioridades da Geração Z é o desenvolvimento profissional contínuo. Eles buscam empresas que invistam em sua formação e proporcionem oportunidades de aprendizado constante. Dessa forma, inclua em sua estratégia de recrutamento a divulgação de programas de treinamento, mentoria e desenvolvimento de habilidades que a empresa oferece. Mostre que você está comprometido com o crescimento pessoal e profissional de seus colaboradores. Além disso, promova eventos e workshops abertos ao público para que jovens talentos possam conhecer sua cultura e os valores que guiam a organização.

5. Gamificação no processo seletivo

Para tornar o processo de recrutamento mais envolvente e atrativo para a Geração Z, incorpore elementos de gamificação. Isso pode ser feito através de testes interativos, desafios ou simulações que refletem as atividades do dia a dia da empresa. Ferramentas como quizzes, escape rooms virtuais ou jogos online relacionados à área de atuação não só avaliam as habilidades dos candidatos de forma divertida, mas também proporcionam uma experiência diferenciada e memorável. A gamificação demonstra que a empresa está alinhada com as tendências modernas e valoriza inovação e criatividade.
Essas cinco estratégias, quando implementadas de maneira integrada, ajudam a criar uma marca empregadora forte e alinhada aos valores da Geração Z, facilitando a atração de talentos que se identificam com a empresa.
Quer atrair os melhores talentos para sua empresa? Fale com a Academia do Universitário e descubra como podemos ajudar a desenvolver estratégias personalizadas para potencializar seu recrutamento. Nossa equipe está pronta para auxiliar na construção de uma marca empregadora autêntica e engajante. Vamos conversar e transformar o seu processo de recrutamento!

Receba os melhores conteúdos e vagas de estágio na sua caixa de entrada toda semana!

Newsletter AU

João Ribeiro