Por que contratar estagiários é a chave para o sucesso da sua empresa?

As empresas vêm sofrendo com a alta rotatividade de colaboradores que se comprometem, passam pelo processo de treinamento, se desenvolvem e, então, deixam seus cargos para outras oportunidades. Isso é custoso para a empresa, tanto financeiramente quanto em termos de tempo, além de desgastar os gestores, criando gargalos e levando ao burnout. Como consequência, a produtividade do time cai.

Estudantes como solução

Vivemos em tempos incertos, e planejar o futuro parece uma utopia. No entanto, isso não significa que nada pode ser feito. Pelo contrário, este é o momento de encarar os desafios e criar um planejamento estratégico diante das mudanças econômicas. O segredo é se preparar para o pior cenário, enquanto espera que o melhor aconteça.
Sabemos que a economia é cíclica e que a próxima fase será de crescimento e prosperidade. Por isso, este é o momento ideal para investir em talentos, garantindo uma vantagem competitiva e o sucesso a longo prazo. Quando esses talentos aprendem a lidar com cenários desafiadores, os resultados tendem a aumentar exponencialmente nos momentos de crescimento da empresa.
Ao contratar alguém sem muita experiência, mas com vontade de aprender, você pode moldar esse profissional para atender exatamente às suas necessidades. Além disso, ele pode trazer uma visão inovadora e não viciada do setor. Por isso, os estagiários são uma excelente opção de investimento. São pessoas em formação, buscando crescimento e aprendizado, e, quando apaixonados pelo que fazem e incentivados corretamente, têm o potencial de superar expectativas.

E por que a Geração Z?

Existe o mito de que a Geração Z não quer trabalhar, mas a verdade é que a comunicação com eles precisa ser ajustada, algo que poucos gestores sabem fazer. Essa geração se preocupa profundamente com o trabalho que realiza e com o impacto que terá no mundo — um valor que também é fundamental para muitas empresas. Então, como alguns gestores podem dizer que os jovens de hoje não estão dispostos ou preparados para trabalhar?
Um líder capaz de transmitir a mensagem certa para os estagiários, e com as habilidades de pensamento avançado para liderar a transformação digital, fará o talento da Geração Z se tornar cada vez mais valioso para as empresas modernas. Os estagiários e jovens profissionais que você contrata hoje têm o potencial de causar um impacto enorme — basta que tenham a porta aberta.
Claro, o recrutamento pode ser desafiador e custoso quando você não tem profissionais capacitados para lidar com esses desafios. É por isso que a Academia do Universitário pode ajudar sua empresa a tornar esse processo mais fácil e eficiente.

Mas, afinal, qual é a grande vantagem de contratar estagiários?

Sabemos que há desvantagens em contratar estagiários. Contudo, na Academia do Universitário, nossa especialidade é minimizar esses problemas para a sua empresa. Cuidamos desde a atração até o desenvolvimento do estagiário, mesmo após o processo seletivo. Para você, restam apenas as vantagens:

1- Criatividade e inovação

Os jovens da Geração Z adoram trazer novidades. São entusiasmados e estão sempre em busca de um propósito maior. Com esse pensamento, são capazes de apresentar ideias revolucionárias e uma visão mais fresca para o setor.

2- Aplicação de novos conceitos

Estagiários são estudantes, e todo bom profissional sabe que nunca se deve parar de aprender. Estando em instituições de ensino, eles tendem a estar mais atualizados e prontos para trazer as últimas tendências e novidades para dentro da empresa.

3 - Maior chance de adaptação

Colaboradores que vêm de outras empresas podem carregar hábitos e vícios que comprometem sua performance. Já um estagiário, sem experiências prévias, pode se adaptar mais facilmente à nova realidade, especialmente quando as expectativas são bem alinhadas.

4 - Custo-benefício

Existem dois tipos de estágio, o remunerado e o não remunerado. Já no caso de funcionários CLT, além do salário, é necessário pagar benefícios como férias, 13º salário, FGTS e INSS, custos dos quais os estagiários estão isentos.
Ainda tem dúvidas sobre o que fazemos e como trazemos resultados incríveis para empresas como TIM, Volkswagen, Prudential entre outras? Entre em contato com a gente.

João Ribeiro

Redator na Academia do Universitário