Dicas práticas para os supervisores que orientam os estagiários.
Supervisionar estagiários é uma experiência enriquecedora e desafiadora para qualquer profissional.
Como supervisor, você tem um papel fundamental no desenvolvimento profissional, como pessoal dos estagiários, pois as orientações, feedbacks, dicas e suporte ao longo do caminho dependem de você.
Para ajudá-lo a realizar esse objetivo com sucesso, iremos explorar algumas dicas práticas sobre como orientá-los de maneira eficaz.

Sinceridade com as Expectativas

Desde o início do programa de estágio, deixe claro quais são as expectativas em relação a entrega de resultados.
Discuta as responsabilidades, os objetivos e propósitos que devem seguir dentro da empresa. Esse comportamento diminui a chance de mal-entendidos e constrói um canal de troca para o futuro.

Seja um exemplo profissional

Como supervisor, você carrega uma responsabilidade de orientação e ensino, e por ocupar um cargo superior, se torna em um modelo a ser seguido. Seja profissional e ético em todas as interações com os estagiários, e os inspire a crescerem profissionalmente.

Incentive a Comunicação Aberta

Estabeleça um canal de comunicação claro e aberto com os estagiários, em que exista uma troca dos dois lados. Encoraje-os a compartilharem ideias e sugestões. E, esteja sempre disponível para ouvir preocupações e problemas que possam surgir durante o programa de estágio.

Invista em um Treinamento Adequado

Não conclua que os estagiários estão a parte sobre tudo desde o início. Ofereça treinamento e orientação sobre a cultura da empresa, as ferramentas, processos e procedimentos presentes no trabalho deles.
Tire todas as dúvidas e dê suporte adicional, caso necessário.

Promova o Desenvolvimento Profissional

Incentive os estagiários a buscar oportunidades de aprendizado e crescimento dentro e fora do estágio.
Como a inclusão deles em novos projetos e eventos da empresa, e indicações de cursos e leituras de livros relevantes para o mercado corporativo.

Ofereça Feedbacks Construtivos

O retorno sobre o desempenho do trabalho é crucial para o processo de aprendizado. Forneça feedbacks regulares para os estagiários, destacando os pontos fortes, mas também as áreas de melhoria.
Seja objetivo e respeitoso sobre as orientações de como eles podem evoluir.

Conclusão

Neste cenário, o desafio de supervisionar estagiários não consiste apenas em enviar demandas, mas em ensinar e apoiar durante o programa de estágio. Com as estratégias certas, é possível tornar a experiência benéfica  para ambos os lados, cultivando o sucesso a longo prazo.
Em resumo, um supervisionário requer habilidades de liderança, comunicação e empatia.  Ao seguir as 6 dicas práticas que abordamos, você estará preparando- os para uma carreira de sucesso.

Emily Alves

Coordenadora de Marketing da Academia do Universitário