Índice
- Quais são as etapas dos processos seletivos da plataforma de processos seletivos da Academia do Universitário?
- Como funciona a etapa de inscrição?
- Posso ser reprovado ainda na etapa de inscrição? Sem mesmo ter passado para a etapa de triagem?
- Como funciona a etapa de triagem nos processos seletivos na plataforma de processos seletivos da Academia do Universitário?
- Como funciona o processo de dinâmica de grupo?
- Como funciona a etapa de entrevista individual?
- Como funciona o processo de marcação de dinâmicas e de entrevistas individuais?
- Tive um imprevisto e não consegui participar da dinâmica ou entrevista individual. Como devo proceder para reagendar?
- A Academia do Universitário participa de todas as etapas do processo seletivo das empresas?
- Consigo consultar pela plataforma se fui aprovado ou não para a próxima etapa do processo seletivo? Sou comunicado através de outro canal?
- Como funciona o processo de feedback ao longo do processo seletivo?
- Consigo receber um feedback personalizado após minha reprovação?
Do not index
Do not index
Created time
Feb 13, 2025 02:28 PM
Quais são as etapas dos processos seletivos da plataforma de processos seletivos da Academia do Universitário?
As etapas de cada processo seletivo são previamente definidas pelas empresas que vão abrir as vagas na plataforma de processos seletivos da Academia do Universitário.
As etapas podem variar entre:
- Inscrição;
- Triagem de pré-requisitos;
- Teste (voltados para hard skills ou fit cultural);
- Dinâmica de grupo, com RH e/ou gestores;
- Entrevistas individuais com RH e/ou gestores;
- Admissão.
Ao consultar as vagas, cada etapa do processo terá a sua descrição para melhor entendimento.
Como funciona a etapa de inscrição?
A etapa de inscrição é a primeira etapa de qualquer processo e você ficará nela até ser movimentado para a próxima etapa, que geralmente é a etapa de triagem. Nessa etapa não é necessário nenhum movimento pela parte do candidato, basta aguardar a empresa iniciar o processo de triagem.
É muito importante ter atenção aos pré-requisitos descritos nas vagas presentes na plataforma antes de se candidatar.
Posso ser reprovado ainda na etapa de inscrição? Sem mesmo ter passado para a etapa de triagem?
As instruções de utilização da plataforma de processos seletivos da Academia do Universitário, por parte das empresas, preveem que os movimentos de reprovação sejam realizados a partir da etapa de triagem. Contudo, é possível que a empresa realize a aplicação de filtros na base candidatos na etapa de inscrição e já analise quais perfis de candidatos atendem ou não aos pré-requisitos do programa. Diante dessa possibilidade, pode ser que a empresa já realize a triagem e acabe reprovando candidatos fora dos pré-requisitos sem antes movimentá-los para a etapa de triagem.
Caso você seja reprovado ainda na etapa de inscrição, entre em contato com o nosso suporte através do nosso chat ou pelo email (suporte@academiadouniversitario.com.br) para entender o que ocorreu no seu caso.
Como funciona a etapa de triagem nos processos seletivos na plataforma de processos seletivos da Academia do Universitário?
Essa etapa tem como objetivo buscar dentro da base de inscritos do processo seletivo os candidatos que correspondem aos pré-requisitos da vaga em questão. Ou seja, a empresa preenche nos filtros as informações de localidade, cursos, previsão de formatura, ferramentas, entre outras informações, para verificar dentro da base de candidatos, quais candidatos correspondem aos pré-requisitos das vagas. Com esse resultado, a empresa realiza o movimento de aprovação e reprovação, que irá gerar um feedback automático para o candidato através do email e pela plataforma.
Como funciona o processo de dinâmica de grupo?
Cada empresa irá desenvolver essa etapa da maneira que fizer mais sentido para a sua vaga. Por exemplo, se uma empresa busca nos estagiários as habilidades de comunicação, trabalho em equipe e liderança, a dinâmica provavelmente terá um case para trabalhar em grupo e uma apresentação final com a consideração de cada candidato do grupo.
Como funciona a etapa de entrevista individual?
Essa etapa poderá ser diretamente com o RH e/ou com o futuro gestor do estagiário. É uma etapa que as empresas buscam avaliar se de fato aquele candidato tem match com a vaga e com a empresa. Por esse motivo é essencial estudar muito sobre a empresa, as funções que deverão ser desempenhadas naquela vaga e como você poderá contribuir para a empresa ocupando aquela vaga. E, claro, a comunicação nessa etapa é essencial, pois você estará frente a frente com o RH ou o seu futuro gestor.
Como funciona o processo de marcação de dinâmicas e de entrevistas individuais?
O agendamento de dinâmicas e entrevistas individuais podem ocorrer por email, telefone e até mesmo whatsapp. O canal mais utilizado para marcar dinâmicas e entrevistas é o email, pois é possível encaminhar convites e lembretes, além de deixar registrado informações importantes para o evento (dinâmica ou entrevista). Por esse motivo é super importante ficar atento ao email de cadastro da plataforma, pois será por lá o encaminhamento dos convites.
Tive um imprevisto e não consegui participar da dinâmica ou entrevista individual. Como devo proceder para reagendar?
Caso ocorra algum imprevisto, é muito importante que entre em contato com a empresa (ou a Academia do Universitário, caso ela seja a responsável pelo processo seletivo) o quanto antes, informando o ocorrido e se mostrando disponível para realizar a etapa em outros momentos (aconselhamos que nessa mensagem o candidato já indique pelo menos 3 opções para reagendamento).
A Academia do Universitário participa de todas as etapas do processo seletivo das empresas?
A Academia do Universitário pode ou não atuar nos processos de seleção das vagas disponíveis na plataforma de processos seletivos da Academia do Universitário.
Quando a Academia do Universitário atua nos processos seletivos, ela fica responsável pela parte de suporte aos candidatos, triagem de pré-requisitos, realização de dinâmica de grupo + agendamento, apoio às empresas na dinâmica realizada pelo RH. Nas etapas de entrevistas individuais com gestores não há participação da Academia do Universitário. Existe ainda a possibilidade da Empresa realizar de maneira autônoma sua dinâmica de grupo, reunindo os candidatos junto ao seu time de RH e/ou gestores.
Consigo consultar pela plataforma se fui aprovado ou não para a próxima etapa do processo seletivo? Sou comunicado através de outro canal?
Sim, é possível acompanhar o status de cada vaga que você se candidatou na plataforma de processos seletivos da Academia do Universitário:
- Acesse o app.academiadouniversitario.com.br;
- Realize o login com seu email e senha;
- Clique no ícone “Vagas aplicadas” no menu superior da página:
4. Em seguida irá aparecer a lista de vagas que você aplicou ao longo do tempo, com a indicação do status da sua candidatura. Você pode aplicar filtros sobre os status (todas as vagas, vagas reprovadas, vagas aprovadas, desistiu e aguardando):
Além da visualização na plataforma, a cada movimento realizado pela Empresa com o seu perfil dentro do processo seletivo, você receberá uma comunicação através do seu email de cadastro. Por esse motivo é super importante ficar de olho na sua caixa de entrada durante o processo.
Como funciona o processo de feedback ao longo do processo seletivo?
A plataforma de processos seletivos da Academia do Universitário já possui um sistema automático de feedback, que são disparados para o seu email de cadastro da plataforma ao passo que a Empresa realiza os movimentos de aprovação e reprovação dos candidatos dentro do processo seletivo. Essa funcionalidade foi criada para garantir que todos os candidatos recebam feedbacks sobre as movimentações no processo seletivo:
Consigo receber um feedback personalizado após minha reprovação?
Nos processos seletivos são avaliadas centenas de pessoas ou até milhares. Por esse motivo, receber um feedback específico sobre a sua reprovação é algo complexo. Aconselhamos sempre a analisar bem os requisitos da vaga que você aplicou e comparar com os dados do seu perfil cadastrado na plataforma. Esse é o primeiro passo para entender o motivo da sua reprovação.
Caso identifique que você cumpre TODOS os requisitos da vaga aplicada e mesmo assim foi reprovado, é necessário abrir um ticket através do nosso chat ou email (suporte@academiadouniversitario.com.br) para ter mais detalhes sobre o motivo da reprovação.