6 coisas que a Geração Z deseja ter em seu próximo emprego

A Geração Z é definida pelas pessoas que nasceram de 1995 até 2010. Ou seja, o mercado corporativo recebe cada vez mais profissionais desse grupo.
Essa inserção da Gen Z no mundo profissional é marcada por um choque de transição com os Millennials. Ela apresenta uma grande mudança de visão em relação ao trabalho comparada com as gerações anteriores.
Para muitas empresas, essa diferença é um desafio muito grande, pois acham que ela é menos engajada no trabalho. Mas, a verdade é que a Geração Z é motivada por diversos outros fatores além do salário.
Ela busca um ambiente de trabalho que ofereça flexibilidade, reconhecimento e que seja uma empresa engajada com causas sociais, diversidade, inclusão e sustentabilidade. Além de possuir uma linguagem própria, e estar imersa no mundo digital e tecnológico.
Neste artigo, exploraremos 6 fatores que são decisivos na escolha de emprego da Gen Z:

Saúde

Uma das principais prioridades da Geração Z é a saúde, tanto física como mental. Por se tratar da geração que mais sofre com ansiedade, depressão e estresse, ter tempo para cuidar da saúde é um dos fatores mais decisivos na hora de aceitar um emprego.

Flexibilidade

A flexibilidade do local e horário também é fundamental. Eles apreciam a capacidade de equilibrar o trabalho com outras áreas da vida, como hobbies, família e atividades sociais.

Propósito e Impacto

Os Gen Z são indivíduos muito preocupados com o futuro. Eles querem sentir que estão contribuindo para algo significativo e que seu trabalho tem um impacto positivo no mundo.

Inclusão e Diversidade

Ser uma empresa que se preocupa com  a diversidade e a inclusão é essencial. Eles procuram ambientes de trabalho onde todas as pessoas sejam valorizadas e respeitadas, independentemente de sua origem, identidade de gênero, orientação sexual ou características pessoais.

Tecnologia Avançada

Como nativos digitais, a Geração Z valoriza o acesso a tecnologia avançada no local de trabalho. Preferem trabalhar com ferramentas modernas para realizar suas tarefas e se comunicar com colegas de maneira rápida e eficiente.

Desenvolvimento Profissional

Receber oportunidades de aprendizado e crescimento profissional faz com que a Geração Z se sinta valorizada no ambiente de trabalho. Ela deseja encontrar empregadores que ofereçam um treinamento contínuo e progressivo.

Conclusão

Em resumo, a Geração Z traz uma série de mudanças e desafios para o mercado de trabalho. Todos esses desejos listados, estão moldando a forma como as empresas recrutam, retêm e gerenciam talentos. Ela também carrega com si, uma perspectiva única, e desafia as normas tradicionais, buscando redefinir o que significa ser profissional no século XXI.

Emily Alves

Coordenadora de Marketing da Academia do Universitário