Você sabia que o seu estagiário pode trabalhar até 8 horas por dia? A gente te explica!

Gui Completo sobre o Estágio de 8 Horas: Entenda as Condições e Benefícios para Estudantes e Empresas

O estágio é uma etapa importante na formação de estudantes, proporcionando a oportunidade de adquirir experiência prática em sua área de estudo. No Brasil, a Lei do Estágio (Lei nº 11.788/2008) estabelece as diretrizes e regulamentações para os estágios, incluindo a carga horária permitida. Neste artigo, exploraremos como funciona a carga horária do estagiário e esclarecemos que, de acordo com a legislação vigente, é permitido que o estagiário trabalhe até 8 horas por dia.

Carga horária do estágio:

A Lei do Estágio estabelece diferentes limites de carga horária. A carga horária mínima é de 4 horas diárias e 20 horas semanais; tem a opção também de 6 horas diárias e 30 horas semanais, mais comum nos estagiários não-obrigatórios. E o que muitos não sabiam, é que a carga horária máxima é de 8 horas diárias e 40 horas semanais.
O estágio oferece uma excelente oportunidade de aprendizado na prática.
É comum encontrarmos profissionais formados que ingressam no mercado de trabalho sem ter tido qualquer experiência na área que escolheram. Isso resulta em dificuldades para se inserir no mercado devido à falta de experiência profissional. Para o estudante, estagiar durante oito horas diárias proporcionará maior aprendizado e conhecimento sobre a área escolhida, pois serão duas horas a mais de prática dentro da empresa. Por sua vez, a empresa contará com um estagiário por um período superior a seis horas, o que possibilitará um melhor desempenho e contribuições para a organização. Além disso, o estagiário também deve receber uma compensação financeira aumentada de acordo com as horas trabalhadas.

No entanto, é importante salientar que a decisão de cumprir ou não a carga horária semanal de 40 horas, desde que atendidos os requisitos legais, é uma escolha tanto do estagiário quanto da empresa. Ambos devem ter interesse nessas duas horas diárias adicionais. Mesmo que a área em que o estudante irá estagiar não seja diretamente relacionada à sua formação, a familiaridade com o mercado de trabalho é essencial para sua aprendizagem, assim como o contato com pessoas, colegas, clientes e gestores é muito importante. Embora um estagiário não possua o mesmo nível de habilidade de um profissional experiente, já que está em processo de aprendizado, esse é exatamente o propósito do estágio. Portanto, é necessário enfatizar que esses estagiários devem atuar como auxiliares de profissionais experientes e não ocupar vagas efetivas destinadas a pessoas que já possuem experiência no mercado de trabalho.

Não é todo estudante que pode, por lei, trabalhar 8h

Caso o curso da instituição de ensino a que estiver ligado alternar teoria e prática e desde que não haja aulas presenciais no período em que trabalhar durante a jornada.  Válido lembrar que em período de provas, a carga horária deve ser reduzida pela metade. Recomenda-se que estudantes e empresas consultem a legislação atualizada e busquem orientação jurídica para garantir o cumprimento das normas aplicáveis ao estágio.

Diego Cidade

CEO da Academia do Universitário