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Para começar a explicar sobre processo de onboarding, podemos começar pela tradução do termo, que em portugues significa "integração". Então, esse processo nada mais é do que a integração do estagiário de forma geral, dentro da empresa, desde o ambiente até as suas próprias atividades.
O Onboarding é uma missão importante que deve ser desenvolvida pelo RH, o ponto de atenção é que não existe um modelo certo a ser seguido, pois o onboarding é feito baseado nas características de cada empresa, ou seja, propósito, cultura, valores e a dinâmica interna da empresa. Dessa forma, é preciso expertise no assunto para construir algo efetivo.
De acordo com uma pesquisa realizada pela Careerbuilder e pela Silkroad Technology, 9%, ou 1 em cada 10 colaboradores deixaram uma empresa devido a uma experiência de integração ruim, e 37% dos funcionários disseram que seu gerente não desempenhou um papel crítico em sua experiência de integração.
Sem procedimentos adequados de integração, ocorre aumento da rotatividade de funcionários e perda de produtividade. Essa diminuição do engajamento dos funcionários custa às empresas grandes somas de dinheiro todos os anos.
Quando os funcionários estão engajados , 87% deles têm menos probabilidade de deixar a empresa. O que significa que eles têm 5,5 vezes menos chances de sair em comparação com funcionários não engajados.
Quando uma empresa tem um ótimo onboarding, é provável que 69% dos funcionários permaneçam por pelo menos 3 anos.
Por que a integração é importante?
A integração é importante porque aproxima novos funcionários da cultura e dos costumes da empresa. Os novos contratados recebem o conhecimento, o treinamento e o suporte de que precisam para se tornarem membros produtivos da equipe.
A integração também ajuda a ambientar, envolver e reter funcionários. Ambientar os funcionários significa alinhá-los com as expectativas da empresa, bem como com seus recursos.
Uma vez que os novos contratados estejam acostumados com a empresa e suas funções, eles podem se engajar. Isso é importante porque os funcionários engajados são mais produtivos e têm maior probabilidade de permanecer, pois se preocupam com as metas de desempenho e desejam que a empresa seja bem-sucedida.
Dicas de como desenvolver um Onboarding efetivo:
1. Planeje a jornada do onboarding
O onboarding exige um planejamento completo e personalizado para cada cargo, prevendo cada passo do novo colaborador na sua jornada de integração.
2. Crie um Cronograma efetivo
O onboarding deve ter início meio e fim. Não pode ser algo muito extenso, deve ser assertivo para os primeiros passos, logo depois a pessoa deve ser capaz de seguir com seu próprio desenvolvimento baseado nos aprendizados.
3. Nomeie um responsável para acompanhar o colaborador
Esses responsáveis serão mentores que auxiliarão no desenvolvimento desse colaborador. Na pesquisa da Kronos, duas das principais atividades de onboarding das empresas são “definir um colaborador-parceiro” e “nomear colegas mentores”.
4. Defina metas e métricas de desempenho
O colaborador também deverá ser avaliado durante o onboarding, e é fundamental que ele saiba exatamente quais são suas metas e métricas de desempenho
5. Não economize no feedback
Conclusão
Para fechar, cada etapa do onboarding deve incluir uma série de feedbacks de líderes, colegas e demais pessoas que interagem com o colaborador.
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