Mostre a Gen Z que você sabe priorizar a saúde mental

A saúde mental e o bem-estar é uma preocupação que cresce cada vez mais na sociedade, principalmente no ambiente corporativo. Com a entrada da Geração Z no mercado de trabalho, as empresas estão percebendo a importância do bem-estar dos seus funcionários e como isso os afeta. Esse fenômeno está acontecendo pela valorização que os Gen Z dão a um local de trabalho que respeite seus limites, e que possam equilibrar sua vida profissional e pessoal.
Essa geração nascida entre 1995 e 2010, cresceu em um mundo altamente conectado e tecnológico, enfrentando pressões únicas e pessoais, como a ansiedade relacionada ao futuro. Por conta disso, muitos membros desta geração sofrem problemas psicológicos, como depressão, ansiedade e estresse crônico.
Por isso, as empresas representam um papel essencial na construção da saúde mental da Geração Z. Reconhecer e trazer este assunto para dentro do trabalho, é fundamental para atrair talentos e recrutar jovens dessa geração. Neste artigo, contaremos 10 maneiras de mostrar à Geração Z como você prioriza a saúde mental e o bem-estar.

Oferecer benefícios

Assim como vale-alimentação e vale- transporte, o acesso a serviços de saúde mental é uma ótima escolha. Assistência psicológica, terapia online mostram que a empresa se preocupa com o bem-estar de seus funcionários. Ah, e prefira benefícios flexíveis, combinado?!

Cultura de apoio

Promover hábitos em que os funcionários se sintam seguros para debater questões de saúde mental, sem medo de retaliação e ironias. Como programas e treinamentos de como construir uma boa saúde mental.
Até porque a Geração Z quebrou esse estigma de comentar sobre a sua saúde mental.

Adicione feedbacks e avaliações semanais

Crie uma rede de feedbacks, em que os funcionários possam avaliar o ambiente de trabalho, para que possam ser feitas melhorias se necessário. O selo Great Place to Work pode ajudar nisso, mas caso a sua empresa não tenha, sem problemas, você pode rodar por conta própria.

Inclusão e diversidade

Incentivar um trabalho inclusivo, que respeite e valorize a variedade de experiências e necessidades dos funcionários. Aproveite para mostrar isso durante os processos seletivos por exemplo, fomentando a sua marca empregadora nesse sentido é sempre positivo perante a Geração Z.

Flexibilidade

Permitir horários flexíveis de trabalho, trabalho remoto e políticas de licença para saúde mental. Isso dá privacidade e liberdade para que os funcionários tenham tempo de cuidar de si sem se preocupar com opiniões negativas.

Líderes modelos

Os líderes e gestores são vistos como exemplos pelos mais jovens. Por isso, é necessário que pratiquem hábitos saudáveis, como demonstrar autoconsciência, resiliência e apoio à equipe. Os jovens enxergam seus líderes como mentores, eles têm um papel fundamental em “dar o caminho das pedras” para os estagiários.

Promoção do bem-estar emocional

Incentivar todos os funcionários a participarem de atividades como workshops de gestão de estresse e atividades de mindfulness. Isso ajuda a ter uma equipe inteiramente fortalecida emocionalmente.

Cultura de autocuidado

Estimula hábitos de autocuidado, como pausas durante o trabalho, desestimular o trabalho excessivo e não ultrapassar o horário estabelecido.

Equilíbrio do profissional com pessoal

Encorajar que os funcionários pratiquem atividades físicas, tirem tempo para lazer sem se preocupar com trabalho. Aqui na Academia do Universitário por exemplo criamos um grupo no WhatsApp para os colaboradores que fazem atividade física estimularem uns aos outros.

Espaços seguros de discussão

Construir uma rede de apoio - virtual como física - para que seja possível discutir e refletir sobre questões psicológicas e emocionais.

Conclusão

Ao adotar essas medidas, as empresas demonstram um compromisso com o bem-estar psicológico da Geração Z. E consequentemente, criam um espaço de trabalho saudável e confortável para todos. E ao quebrar essa barreira geracional, a relação entre as diferentes gerações se torna cada vez mais fácil e eficiente.

Emily Alves

Coordenadora de Marketing da Academia do Universitário