Aprenda a calcular a rescisão de um estagiário

Capa Blog AU 2

Sabia que calcular a rescisão de estagiário com bastante atenção é tão importante quanto os cálculos de rescisão de funcionários? Ao término do estágio, o estudante tem diversos direitos que devem ser pagos integralmente.

A omissão do pagamento de qualquer direito deixa a empresa suscetível a problemas sérios com a Justiça do Trabalho, além de diminuir o seu employer branding no mercado. Continue a leitura para saber mais detalhes!

Conheça quais são os direitos do estagiário, especialmente na hora da rescisão.

O primeiro conhecimento que você deve ter antes de fazer os cálculos sobre o que o estagiário tem a receber, é conhecer, a fundo, todos os privilégios que devem ser pagos como verbas rescisórias. São eles:
• pagamento de bolsa;
• férias;
• 13º salário;
• tempo de contrato;
• faltas e descontos.

Veja como fazer o cálculo da rescisão

A rescisão pode ser calculada ao término do estágio, ou a qualquer momento em que uma das partes determinar. Seja qual for o motivo, o estagiário tem todos os direitos rescisórios garantidos por lei, e assim, receber o valor de todos os dias trabalhados no mês de desligamento e férias.

Observe um exemplo

João foi contratado dia 1º de janeiro de 2019, e o seu contrato terminou dia 31 de julho de 2019. O estagiário recebe uma bolsa de R$ 2.000,00 por mês.

Cálculo das férias
Aqui você deve dividir 30 dias do mês, por 12 meses:
(30/12)=2,5
2,5 x 7 (número de meses estagiado)= 18 dias

Já descobrimos que o estagiário tem 18 dias de recesso. Agora precisamos descobrir o valor diário que ele recebe. Faça assim: divida o valor total da bolsa R$ 2.000,00 pela quantidade de dias do mês e multiplique pelos dias de recesso. Fica assim: R$ 2.000,00/30 = 66,66, em seguida, 66,66 x 18 = 1.200,00.

João tem direito a R$ 1.200,00 de férias.

Cálculo dos dias de trabalho:

Agora você deve realizar o cálculo dos dias que João trabalhou no mês em que foi desligado. Neste caso, o pagamento de João deve ser de forma integral, devido ele ter estagiado todos os dias do mês. Portanto, o cálculo a ser realizado é idêntico ao feito para descobrir o valor do recesso, ou seja, as férias.

Após calcular as férias, esse valor é somado ao valor total que João recebe mensalmente. Portanto, o cálculo fica dessa forma: R$ 1.200,00 + R$ 2.000,00 = R$ 3.200,00.

Após realizar todos os cálculos, fica definido que o valor rescisório do estágio de João é de R$ 3.200,00.

Percebeu como calcular a rescisão de estagiário não é tarefa complicada. Você só precisa entender todos os direitos que ele tem e aplicar as técnicas de cálculos. Não se esqueça de quando precisar contratar um novo estagiário, a AU (Academia de Universitário é uma empresa renomada em recrutar, selecionar e fazer toda gestão de estágios da sua organização.

O que achou do conteúdo? Você pode receber inúmeros artigos para conhecer assuntos diversificados sobre estágio de estudantes. Então que tal assinar a nossa newsletter para se manter bem informado?