Academia do Universitário Promove MasterClass para Gestores de RH: Os Desafios da Geração Z.

Nos últimos anos, temos observado uma mudança significativa na forma como a Geração Z enxerga o mercado de trabalho. Como CEO da Academia do Universitário, tenho acompanhado de perto os desafios que esses jovens enfrentam, especialmente os estagiários. Durante o encontro RHz, em parceria com RH de diversas empresas, discutimos alguns dos principais pontos que gestores e empresas precisam considerar para atrair e engajar essa geração. A Geração Z tem uma visão muito diferente em relação ao trabalho, e entender suas expectativas é fundamental para garantir um ambiente produtivo e satisfatório.

A Insegurança dos Jovens no Estágio

Muitos jovens da Geração Z carregam uma insegurança natural em relação à efetivação nas empresas. Essa ansiedade, muitas vezes, está diretamente ligada a questões familiares, onde experiências de dificuldades financeiras influenciam suas decisões. Durante nossas conversas no RHz, destaquei como essa insegurança é comum, e como a falta de exemplos dentro de casa contribui para a incerteza no início de suas jornadas profissionais. Cabe a nós, líderes, sermos mais transparentes e prepararmos esses estagiários para os desafios da carreira, oferecendo suporte e uma visão clara de desenvolvimento.

Transparência e Acompanhamento Próximo

Um ponto importante que também discutimos foi a questão da transparência. Empresas que não divulgam claramente a bolsa-auxílio durante o processo seletivo perdem a oportunidade de atrair bons talentos. A Geração Z, mais do que nunca, está selecionando vagas com base em critérios muito bem definidos, como remuneração e desenvolvimento profissional. Além disso, é crucial que a liderança vá além da simples hierarquia de "mandar e desmandar". Os jovens esperam um acompanhamento mais próximo, com feedbacks contínuos e direções claras sobre o que se espera deles.

Geração Z: Tolerância Baixa a Ambientes Insatisfatórios

Outra característica marcante da Geração Z é sua baixa tolerância a ambientes de trabalho insatisfatórios. Ao contrário de gerações anteriores, esses jovens tendem a ser menos resilientes em contextos onde não enxergam possibilidade de crescimento ou propósito. Isso exige uma adaptação dos líderes, que precisam ser claros sobre as oportunidades de desenvolvimento e possíveis efetivações. Mesmo sabendo que nem todos serão contratados ao final do estágio, oferecer um caminho transparente é o mínimo que podemos fazer.

A Importância de Uma Comunicação Clara

Em relação ao processo seletivo, falamos sobre a necessidade de oferecer clareza aos candidatos. Plataformas que mostram em tempo real o status de cada etapa do processo podem evitar confusões e melhorar a experiência do candidato. Além disso, se houver qualquer atraso ou problema, a comunicação deve ser rápida e eficaz, notificando os candidatos por e-mail e evitando que fiquem no escuro.

Representatividade e Engajamento

No RHz, também discutimos a importância da representatividade. Empresas que não focam em diversidade e inclusão acabam ficando para trás na atração de jovens talentos. Ter uma página de carreiras que reflita os valores da empresa e que mostre depoimentos reais de funcionários e estagiários pode criar uma conexão emocional mais forte com os candidatos. A Geração Z quer se enxergar no ambiente de trabalho, e esse é um ponto que as empresas precisam priorizar.

O Poder do YouTube e do Storytelling

Um dos pontos mais interessantes que surgiram no encontro foi o uso do YouTube como ferramenta estratégica. Nós da Academia do Universitário utilizamos a plataforma para divulgar seus processos seletivos e garantir que esses vídeos apareçam nos resultados de busca do Google. Isso aumenta a visibilidade e atrai mais candidatos. Além disso, as empresas precisam contar histórias que mostrem o impacto social que estão gerando. A Geração Z se identifica com causas sociais, e organizações que demonstram estar comprometidas com essas transformações têm mais chance de atrair esses jovens.

A Abordagem "Giver" no Processo Seletivo

Por fim, discutimos a abordagem "giver" no processo seletivo. Em vez de focar apenas em avaliar os candidatos, as empresas podem oferecer valor durante essa fase, proporcionando trilhas de aprendizagem, cursos gratuitos e conteúdos que contribuam para o desenvolvimento dos jovens, independentemente do resultado final. Isso cria uma experiência positiva e fortalece o relacionamento da empresa com os candidatos, além de aumentar o engajamento.

Como Engajar a Geração Z

A Geração Z traz consigo uma nova forma de enxergar o mercado de trabalho, e cabe a nós, líderes e gestores, entender suas expectativas e adaptar nossas estratégias. Transparência, representatividade, comunicação clara e desenvolvimento profissional são elementos essenciais para criar um ambiente que não apenas atraia, mas também retenha esses jovens talentos. No fim, a Geração Z busca mais do que um emprego: eles querem encontrar propósito e um caminho claro para seu crescimento.

Diego Cidade

CEO da Academia do Universitário